sábado, 19 de março de 2011

Viajando pelo Mundo da Leitura

Na escola Municipal Lisete Pimentel Mármore. Os alunos da escola ficaram animados com o projeto: Viajando pelo mundo da leitura, que tinha como objetivo principal fomentar o gosto pela leitura desde as primeiras séries do ensino fundamental.
“Trabalhar com a leitura na escola é promover a aprendizagem que sirva para a constituição de sujeitos que simplesmente não pertençam a uma
edade, porém a questiona e a transforme” explica a coordenadora da escola Vanessa Theonilia.
Assim sendo este projeto foi trabalhado pela escola com os mais variados gêneros textuais, passando por vários escritores como Patativa do Assaré, Irmãos Grimm, Vinicius de Moraes, Cecília Meireles, até o Mundo Mágico de Lobato fazendo um referencia as historias escritas por ele que tanto encantaram e encantam as crianças.
As agentes do especo de leitura juntamente com os alunos dramatizaram os personagens do Sitio do Pica Pau Amarelo, o que fascinou tanto os participantes quanto os seus ouvintes.
“Fui Pedrinho do Sitio do Pica Pau Amarelo, foi muito bom, todo mundo gostou, até minha mãe veio assistir. É muito bom participar desses projetos, dá vontade de ler livros mais ainda, depois que apresentei quero ler tudo sobre Monteiro Lobato e sobre o Sitio do Pica Pau Amarelo. Diz Edson Prado aluno do 5º ano.
Daí a importância da escola estar unida na execução de um projeto, pois eles dão frutos para a vida toda, sem falar no suporte que os espaços de leitura dão através de sua parceria e colaboração tão significativa nesse processo que é o de despertar na criança o hábito e o gosto pela leitura.