segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

As Mídias na Educação - Moran

As Mídias na Educação - Moran
"A criança também é educada pela mídia, principalmente pela televisão. Aprende a informar-se, a conhecer - os outros, o mundo, a si mesmo - a sentir, a fantasiar, a relaxar, vendo, ouvindo, "tocando" as pessoas na tela, que lhe mostram como viver, ser feliz e infeliz, amar e odiar. A relação com a mídia eletrônica é prazerosa - ninguém obriga - é feita através da sedução, da emoção, da exploração sensorial, da narrativa - aprendemos vendo as estórias dos outros e as estórias que os outros nos contam.......A educação escolar precisa compreender e incorporar mais as novas linguagens, desvendar os seus códigos, dominar as possibilidades de expressão e as possíveis manipulações. É importante educar para usos democráticos, mais progressistas e participativos das tecnologias, que facilitem a evolução dos indivíduos. O poder público pode propiciar o acesso de todos os alunos às tecnologias de comunicação como uma forma paliativa, mas necessária de oferecer melhores oportunidades aos pobres, e também para contrabalançar o poder dos grupos empresariais e neutralizar tentativas ou projetos autoritários."
Realmente, a televisão educa mais do que muitos pais, pois o número de crianças que ficam longe dos pais,educados por babas e pela televisão é grande (geração xuxa).E junto a isso podemos dizer que o mundo virtual é muito mais atrativo do que a realidade, para muitas crianças, dependendo da realidade social. E a escola também tem que lidar com mais esse desafio, como estimular uma criança a ler, ao invés de assistir um programa de sua preferência, se na maioria das vezes não tem alguem para orientá-lo, esclarecer o que é saudável, ou não.
fonte:http://www.eca.usp.br/prof/moran/midias_educ.htm

2 comentários:

  1. Olá poli, seu Blog ta ficando lindo...Bjs

    ResponderExcluir
  2. Olá, sabe que como mãe de primeira viagem, de gêmeos(bbs ainda), nunca tinha parado pra pensar na educação dos meus filhos pela mídia? Seu blog é muito interessante...parabéns!

    ResponderExcluir